Sunday, December 17, 2006

Das primeiras aparencias

Das primeiras aparencias, pequenas experiencias numa viagem longa e cansativa. Duas coisas se confirmaram ao descer em Shanghai: nada do que eu imaginava saber era verdade, e nao ha leitura suficiente antes de pisar em um pais como esse. A comecar pelos habitos; primeiro contato chines: aeroporto de SP. Um estudante de medicina chinesa (!) logo se tornou amigo e acompanhante de viagem - de bagagem, de malas... Segundo e definitivo contato com a cultura chinesa: aeroporto em Johannesburg. Um grupo de rapazes de Hong Kong fumava e cuspia no cinzeiro, quase que concomitantemente.
De contatos, alguns poucos. Dois. Claro, ambos envolviam franceses - como eu havia previsto e torcido e sonhado... Um vinha de Hong Kong para Shanghai para um jantar - uma namorada certamente envolvente. A outra vem de Paris. Conseguimos nos comunicar, metade em frances, metade em chines, o resto eu fecho com Ingles. Me ajudou ainda pouco no almoco. Por sinal, ate agora, o contato com linguas estrangeiras serviu apenas para retomar meu sotaque britanico...
A melhor parte: ja com 20 horas entre aeroportos, cafes, avioes e filmes, a viagem para a CHina comecou a me doer nos ombros. Literalmente. Como premio por eu ter me tornado baba de uma senhora de Novo Hamburgo logo que cheguei em SP, ganhei uma massagem. Porque, na Africa, pelo menos, as pessoas entendem como este eh mais que um mal necessario. Eh uma pequena epifania (!!). Eu estava curiosa pela cama de massagem aquatica (sao como ondas do mar quebrando nas costas, como pude observar), mas optei por uma linda africana de sorriso largo. Me sentei numa cadeira de sete niveis de apoio (tentem imaginar isso...), enquanto as maos dela desfaziam os nos do meu pescoco. Depois de as rodas do aviao tocarem o solo africano (e eu sentir meu rosto se iluminar, num sorriso de "ha quanto tempo"...), esta foi a melhor coisa que me aconteceu. Fiquei tentada a pedi-la em casamento, mas sabia que isto seria imprudente: nos conheciamos ha 14 minutos e haviamos trocado apenas alguns sorrisos. De repente sinto que ela levanta a minha cabeca e passa a massagear minha fronte. Acho que ate la tinha nodulos - ou pelo menos eu os sentia doer. Mas, naquele momento, onde quer que ela apertasse, eu ficaria absolutamente agradecida. Quando consigo abrir finalmente os olhos, la estava ela: employee of the month. Poppy Marjorano. Daquele momento eu soube que ela fizera por merecer.

Da Africa apenas a imensa vontade de que fevereiro chegue logo. Fiquei horas sentada num cafe no aeroporto, em frente a uma loja de cds (posicao estrategicamente escolhida pour moi), escutando o tal jazz africano que mal posso esperar para conhecer de perto. Alguns nomes ja em vistas...
A chegada em Shanghai foi calma. Pelo menos no aeroporto... Passei rapidamente pela alfandega e la estava meu motorista. Um chines pequenino e aparentemente jovem. Acenei com a cabeca e ele rapidamente veio em minha direcao. Pegou minhas malas e, antes que eu pudesses treinar meu primeiro "Ni Hao!" em solo chines, saiu correndo pelo saguao. Eu, literalmente, tive de correr atras dele. Foi quase como um roubo consentido - pela velocidade da saida... Aqui eh tudo muito apressado.
Hoje mesmo tomei meu primeiro onibus. Lotado. Mais do que lotado. Incrivelmente lotado. As pessoas se jogavam na frente umas das outras para tentar entrar. Tive de ser arrastada para cima pela Jenny... Apesar da lotacao, ha alguma civilidade: ha televisoes (em todos os lugares!!!) dentro dos onibus, e elas estao intactas. Ha algum tempo - como me relatou o motorista.
AInda estou um pouco confusa com tudo isso. Absorvendo aos poucos...

Para quem estava curioso sobre a estada por aqui: minha familia eh bastante ocidental. Jenny, a mae, erea professora de ingles, amavel e muito divertida. Bobo (!!!), o pai, eh bastante timido - e acho que vou acabar me aproximando bastante dele... Syssy, a garotinha de 4 anos, eh absolutamente adoravel e tem me ensinado muitas coisas em mandarim...
Ah, e em Shanghai (excepcionalmente, pelo que me atestaram) a comida eh realmente doce. Nao, adocicada. Muito barata, pelo menos, Marianinha...

3 comments:

FêCris said...

Exergando através dos olhos de Fernanda Morena. Essa expriência na China vai ser ótima. Fico feliz que estejas bem. Espero não perder meu posto de melhor massagista da turma... ou sim, quem sabe eu começo a ganhar,... aprende na volta hein?!
Feliz por ti. Beijos. FêCris

FêCris said...
This comment has been removed by a blog administrator.
pati cuozzo said...

chèreeeee...que máximo!!! mais tranquila em saber que não aconteceu nada demais nessas passagens de aeroportos (sim, sr.jorge me contaminou!!!) e adorei ler tudooo!!! hoje, finalmente, meu pacote chegou...foi como se eu tivesse chegado uma segunda vez...e qdo li teu primeiro post do andarilho, nao tive como conter a emoção!!! te cuida e viajando em mente contigo...besossss pato