Wednesday, January 24, 2007

De verdades e vertigens

Nas ultimas semanas tenho pensado muito na verdadeira China e como eu chegaria nela. Leio sobre os imperadores. As tres mil mulheres dos imperadores. O budismo. O taoismo. Shanghai eh linda, mas longe de ser China. Na verdade, Shaghai eh a China no presente.
Ao chegar em Pequim, uma verdade se estabelece: isto eh mais China. COm 12 milhoes de habitantes, Beijing ainda mantem tradicoes. E eh lindo. Meu amigo Sun Ling Sheng foi me buscar no aeroporto. Num quick tour, ele me mostrou um pouco daquilo que, em poucas horas, eu estaria vivendo, sob a luz do dia. Frio. Muito, muito frio. Havia gelo por toda a parte - da neve que caiu entre o natal e o ano novo. Perguntei a ele o que eu poderia ver em Beijing. "Historia, cultura e politica", ele respondeu.
No primeiro dia visitei o Temple of Heaven. Um parque de cerca de 8km2, que era utilizado pelo imperador, the Son of Heaven, para sacrificios e oracoes. Pela tradicao chinesa, o sucesso se deve ao equilibrio entre ying e yang. Mas nao daquele jeito que a gente le em revistas femininas. Aqui eh serio. O palcaio, construido durante a dinastia Qing, eh absolutamente perfeito. O vermelh e o amarelo representam a construcao Real, a vida e a riqueza. Tudo baseado no numero nove, que eh o maior e mais proximo do heaven. O imperador iria la uma vez por ano. Eh realmente especial.
Quem me levou la foi Mr Xu, um senhor de uns 50 anos, que, de acordo com o que ele mesmo disse, foi professor universitario por muitos anos antes de se tornar guia local. Agora fazia doutorado. Achei esquisito, pois o Ingles era impecavel, mas a calca de quatro bolsos chamou minha atencao - nos dois lados havia uma grande extensao de tecido descosturado log abaixo dos bolsos. Mas ele me acompanhou e me explicou tudo sobre como eles derretiam o ouro usando mercurio para pintar os dragoes imperiais na seda azul - que significa longeividade.
No sabado fui a Muralha. O frio era de matar, mas nao pior que a Muralha. O lugar eh lindo, e eh inacreditavel que uma civilizacao tenha feito aquilo. Mas devo confessar: nao eh especial. A guia disse que teriamos 40min para subir e 40min para descer. Pensei: ridiculo! Ate onde vou poder ir em tao pouco tempo. Depois entendi que aquil nao so era muito mais do que eu poderia aguentar, mas que devo mudar de estilo de vida imediatamente. Os degraus sao estreitos e da altura dos joelhos, entao em 3 minutos eh quase impossivel respirar. A sorte eh que, com frequencia, turistas chineses param a gente para algumas poses e treinar o ingles. E isso nos da um tempo para recuperar o folego, enquanto a perna para de tremer. Subi ate o primeiro ponto. Era impossivel. Os batimentos cardiacos subiram vertiginosamente. Subi 25 minutos. Mas a muralha precisaria de meses, eu acho, para ser atravessada (sao cerca de 3 mil Km!!!). Acreditem, conquistar um imperio nao valeria a pena o esforco. hehe
Domingo eh dia de ver a Cidade Proibida. Nao tenho palavras para descrever. Na noite anterior, eu e Ling Sheng assistimos ao filme "O ultimo imperador", so para me deixar com um gostinho. Ele sabe absolutam,ente tudo sobre a historia chinesa, a cultura, as pinturas, as reliquias, os imperadores, as datas. Impressionante. A cidade proibida foi construida na dinastia Ming, e eh possivel ver tracos da cultura Ming. A cidade proibida eh onde o imperador, suas 3 mil mulheres e trabalhadores viveriam para o rsto de suas vidas. Numa escavacao realizada em 73 foram encontrados mais de 5mil pecas de ceramica e pinturas, todas com mais de 600 anos. Ao todo, a cidade proibida guarda a historia de 23 imperadores, 69 mil concumbinas e 20 mil reliquias.
Logo na frente do portao principal da cidade proibida fica a praca da Paz Celestial Tian An' men, como eh chamada aqui. Eh enorme, e estar onde mais de 3 mil estudantes foram mortos em 1989 da um misto de revolta e compaixao. Ling Sheng me contu que, na epoca, ele tinha 11 anos. A escola dele ficava num Hutong atras da praca e, por tres dias, eles nao puderam sair de casa. Para nada. No quarto dia, com ele disse que "jamais esqueceria", havia ainda dois tanques, soldads armados ate o nariz, sangue e sujeira por todos os lados. Ele me contou que o massacre ocorreu no dia que o presidente russo visitava a China para estabelecer contatos comerciais. No quinto dia, as escolas fundamentais levaram seus alunos - cerca de tres mil criancas - para desfilar em memoria dos oito soldados chineses mortos no combate com os "rebeldes". As criancas deveriam segurar as gravatas vermelhas sobre a cabeca e gritar "Nos somos as boas criancas do CCP!". Isso a gente nao sabia...
Nos dias seguintes fui ao templo budista. Incrivel. Ha estatuas d Buda da altura de quatro andares. Tudo com mais de 400 anos de historia. Eh lindo.
Visitei tambem um espaco de arte moderna chinesa. Uma antiga industria que fi desativada nos anos 80, agora abriga diversos atelies. Russo Romanoff, so pensei em ti...

Gente, tenho recebido s e-mails, mas o tempo eh curto. Saudades de todos. Domingo deixo Shanghai rumo a Macau.
Zaijian!!

1 comment:

Anonymous said...

não sei se gostei mais da parte dos ateliês ou da indústria desativada. que massa!

depois da muralha as escadas da famecos não parecerão tão cansativas. hehe.

ótimos relatos. continue aproveitando!

bêjo!!!