Sunday, January 28, 2007

De significantes e significados

Bright lights, big city...

A viagem ate Macau foi muito dificil. Apesar de Honk Kong e Macau pertencerem a China ha oito anos, ainda ha muita burocracia. Muita imigracao, formularios. E finalmente ninguem descobriu que eu trazia na mala cha de Pequim e dvds pirata...
Nao sei se a cidade eh grande ainda, mas as luzes sao incriveis. Eh o mais proximo que estive de dinheiro em toda a minha vida. Aqui, tudo eh pago. Mas, depois de caminhar uma quadra e meia carregando mais malas do que bracos, pensei que Macau poderia ser o oposto do que sempre sonhei - e por um minuto quis desistir. Mas logo voltou a velha coragem. Para sair de Honk Kokg peguei um onibus - primeiro desafio: como levar tres bagagens e duas bolsas para dentro do carro, com mais mil chineses passando?! De algum jeito, consegui. Mas nao aguentava mais. Acordei hoje com o peso da teimosia nos ombros, e a coragem tornou-se uma dor insuportavel nas maos. Meus dedos literalemente se abriram e, em meio a sangue, desespero e raiva, eu so conseguia pensar por que nao escutei meu pai...
Mas chegando na cidade propriamente dita, fiquei feliz. A noite eh incrivel: luzes, glamour. O dia eh agradavel, ensolarado.
Aqui tudo se resolve em quatro linguas, e Joaquim eh excelencia.
Meu hotel fica na rua de Pequim com a Avenida da Amizade - o que me lembrou que o nome do meu amigo de Pequim eh o nome da rua que eu morava em Shanghai. Pela minha janela posso ver um posto de combustivel. O primeiro que vejo em dois meses. Nao sei como se abastece carros na China. Mas hoje de manha, quando sai para um breve tour, encontrei mais dois.
Na frente do hotel ha um grande cassino. Marmore negro, limousines, homens de chapeu e luva por todos os lados. Nao eh a toa que Macau eh maior que Las Vegas ha algum tempo. Nao sei os numeros exatos, mas sei que o dinheiro movimentado aqui em apostas eh quase 30% maior que em Las Vegas. "A America eh logo ali..."
Hoje a noite vou me encontrar com meu novo editor e, quem sabe, amanha comeco minha carreira como jornalista na China. Quem sabe...

1 comment:

Gramado na Bagagem said...

oi morena! tem fotos da viagem?