Tuesday, January 09, 2007

De encontros e desencontros

Depois do terremoto que atingiu Taiwan e nos deixou sem acesso `a internet por muitas semanas, fomos todos obriogados a estabelecer contatos por aqui mesmo. Neste meio tempo, eu sou quase uma chinesa. Aprendi a tomar sopa usando os palitinho, a cuspir os ossos indesejaveis na mesa. Segundo minha mae, com uma destreza apreciavel.
Mas ainda sou uma outsider. Caminhando pelas ruas do centro de Shanghai - sempre achei que o centro da cidade eh mais cidade do que as outras partes -, era impossivel nao reparar que eu era reparada o tempo todo. Enquanto outsiders e locais dividem as ruas, trocam olhares. A sensacao eh que eles nos amam e nos odeiam pelo mesmo motivo. Ficam incrvelmente alegres quando nos veem e logo arriscam um timido hello. Eu devolvo em chines - e, aparentemente, isto eh a coisa mais engracada do mundo para eles... Dia 31 de dezembro John e eu fomos a uma pequena vila, que fica a uns 90min de Shanghai. A sensacao eh de que estavamos em um zoologico. Enquanto passavamos, as peoas paravam, olhavam, apontavam, sorriam. Chamavam a familia, diziam hello, pediam para tirar fotos. Eu fiquei chocada - achei que o primeiro grupo queria que eu batesse a foto para eles. Nao, aquelas quatro jovens meninans me queriam no centro. Eh incrivel tentar entender o porque... Ma, no final do dia, senti que tinha feito uma boa acao: eu provara que o ocidente lembrava deles, e o ocidente agradece pelos sorrisos...
A semana foi corrida. Era a ultima do John, e seria a minha penultima - se eu nao tivesse decidido ficar mais... O ponto alto foi nosso retorno ao Henry's - Brewery and Grill. Acho que ja comentei, mas, se nao, o nome ja diz tudo: a cerveja eh feita ali memso, e eh a melhor de Shanghai. Sem duvidas. Na primeira vez que fomos ao bar, abrimos o cardapio e la estava o responsavel pela melhor Pale Ale de toda a minha vida: um texano imenso, de bigode e barba ruivos e um longo e encaracolado cabelo dourado. A frustacao foi que, naquela primeira noite, nao o encontramos. Nesta semana, a ultima de John, pensamos: vai ser hoje. Enquanto experimentavamos a cerveja (pq recebemos cinco copinhos de amostra), o John olha para baixo e ve aquele misto de cabelo e corpo se movimentando pelo salao, um cigarro no canto da boca e uma garrafa de agua na mao. Acenei e ele subiu para falar conosco. Ficamos surpresos: aos doze anos ele leu o livro "The art of brewering" e, nas palavras dele, 'a vida inteira mudou'. Comecou a trabalhar ali. Formado em engenharia eletronica, foi gerente de som dos Pixies e por ai vai p[elos EUA. Um dia o governo americano o chama:
-Vc entende de agua?!
-Sim, claro. Osmose, H2o, eu sei tudo - ele respondeu.
Com isso, acabou sendo mandado para o Iraque, onde ficou tres anos instalando as redes de agua para a forca americana. Como ele era um "bem valioso" para os EUA, disse que andava sempre num comboio de segurancas. Uma vez, atirou de volta. Fez amizade com varios iraquianos, e disse que nada eh o que a gente imagina que seja. Damned CNN, ele disse. Eu acreditei. Conversamos por horas e horas sobre minhas expectativas de um dia ver essas coisas tb. Damned, journalist...
Neste sabado fomos a um bar onde tinha banda de salsa e merengue. Dancamos bastante. Tambem fui a um show de um misto de reagee (nem sei como se escreve, oras) e rock chines. Fantastico. Absolutamente fantastico. Foi a coisa mais estranha que ja vi...
Continuo fazendo algum turismo. Templos, principalmente. Estudado batante. Ontem eu e meu novo amigo, Harris, tivemos uma sessao de massagem. Incrivel. Sabado vamos fazer hiking por uma floresta de bambus.
Sobre a China, nossa. A ideia que nos tinhamos nao chega nem perto da realidade. Eh impossivel de explicar. As pessoas sao diferentes: mal-educadas, mas doces - como uma frutinha que eles vendem no palito, que eu adoro! Muito frio. Frio mesmo. Tenho saido para caminhar de manha cedo - porque nada eh como me disseram que ia ser, e ja eh possivel ver um centimetro extra de bochechas... -, e o ar queima por dentro. Mas nada como Beijing. Estou indo semana que vem - ou nao outra?! -, passar o final de semana, fazer turismo e encontrar um amigo. Nao vejo a hora...
Enquanto isso, tenho me divertido bastante por aqui mesmo. Minha familia eh incrivel. Eu os levei a uma churrascaria, e nos todos comemos demais. CLaro, logo que o dono - um cearense um pouco mais alto do que a mesa - descobriu que eu era gaucha, nos sempre recebiamos o primeiro espeto. O resultado, claro, foi uma desconfortavel noite de sono depois... No dia seguinte ele me levaram a um restaurante cantones, e me apresentaram para a familia. Eh incrivel como eles querem que a gente se sinta bem...
Vou ficar mais duas semanas estudando aqui, e depois sigo para Macau.

Esta semana fui fazer minhas unhas, e me senti extamente no filme. A senhorita falava, falava, geticulava, sorria e me dava um olhar inquisidor - do tipo, ne?!?!?. Eu olhava e sorria. Balancava a cabeca num timido nao. ela:
- Which color?!
Sempre entro nos elevadores procurando um oscarizado...

1 comment:

FêCris said...

o moreninha...
ontem mesmo comentamos eu e o diego de como estavamos preocupados com o teu "sumisso". Que bom que estas bem e que bom que estas vivendo coisas novas e boas, fico feliz.
Sei que me entendes quando digo que sinto uma saudade boa e que ler que estas bem eh melhor que se estivessemos juntas, imaginando outros lugares em Porto Alegre. Viva o "descobrir", mesmo que sozinha...

Beijos!