Tuesday, February 20, 2007

De festividades e finalizacoes

Volto a ausencia dos famigerados acentos. Sei que nao eh melhor, mas tb nao acho que seja pior.
Os ultimos dias em Macau foram como se fossem os primeiros - ah!, tem sido mesmo. Meu aniversario comecou e terminou de maneira catastrofica. Ao som de Celine Dion. Nasci no dia em que eh Dia dos Namorados no mundo. Macau insiste em lembrar que estou sozinha e gritar ao mundo que sou solteira. Primeiro, resolvi me levar para jantar e para um drink. Esperando um taxi, um casal vem falar comigo. Ela, brasileira, ele ingles. Ambos testemunhas de Jeova. Ganhei, de aniversario, a ultima edicao de "Jesus salvara o mundo do sofrimento" (ano IV, n13). Eu, toda montada esperando um taxi e eles querendo me fazer sentir culpada por mitologias lamentaveis. Okay. Mudo de rua. Meia hora depois entro num taxi e vou para uma rua de bares. Sao meia duzia de sinais da Heineken, na verdade. Primeiro, nao conseguia uma mesa - porque havia casais por todos os lados. Onde consegui havia um cardapio especial para que nao estivesse acompanhado. Pode?! A revolucao sexual chinesa eh algo bastante questionavel. Sentei no bar mais vazio que havia e ganhei uma rosa. Fiquei duas horas sozinha la, ao som de Continental 98.3 FM. Quando Celine Dion comecou a puxar aquelas notas mais altas, pedi a conta e me mudei para um outro bar. La tinha gente, mais do que casais. Consegui uma mesa perto do palco. Atras do palco, um telao passava o carnaval no Rio de 2004, com as imagens mais absurdas dos "paises baixos" das mulatas brasileiras. Quis entrar dentro do meu casaco. Agradeci, enfim, por estar sozinha. Nao precisando conversar com ninguem, ninguem saberia que sou brasileira - e eu nao precisaria sorrir aos comentarios "carnaval", "beautiful women", "Ronaldo" etc. Fiquei chocada. Ate que a banda comecou a tocar.
Duas meninas e dois rapazes, todos de blusas vermelhas. Estranho. Era tipo karaoke, mas um deles tinha uma guitarra. As meninas usavam saias que, se eu abrisse os brincos delas e os colocasse em volta da cintura, teria um comprimento maior. Fiquei chocada. Elas pareciam mais nuas que as mulatas da Sapucai. A revolucao sexual chinesa eh algo estranho. Eu nao posso sentar porque sou solteira, mas elas andam nuas... Voltei depois de um Gin para meu longo pijama.
Desde que o Ano Novo comecou, tudo fechou e, portanto, fiz mais turismo. Visitei alguns lugares novos, "caminhei por ruas nunca andadas". Em Macau eh preciso ter o espirito aventureiro. Ha de se entrar nos becos. Eles sempre levam para algum lugar. Nesses ultimos dias, minha amiga paulista de Shanghai veio e, com ela e as primas, fiz algumas coisas de juventude. Fomos a festas e coisas. No dia do ano novo - dia 17 para 18 - , vi a queima de fogos do bar Casablanca, com o dono do jornal. Nao foi nenhuma Copacabana. Mas tambem nao foi pela TV ( e de TV chinesa ja me basta!). Naquele dia a tarde assisti aos shows no centro da cidade. Uns grupos folcloricos de Guanxi e o desfile dos 12 signos do zodiaco. A danca do dragao foi muito mais legal. Um grupo de 10 meninos levava o dragao, seguindo os comandos de uma menina. Foi realmente bonito. O dragao eh muito importante aqui e, por isso, foi especial. O grupo folclorico ainda nao sei. Eles dancavam, mulheres contra os homes, ao que me pareceu, mas se uniram no final para derrotar um touro - que nao faco a menor ideia do que significa. Tentei perguntar, mas ninguem sabia. E tb ninguem sabia o que eu dizia. Nem em portugues, nem em ingles, nem em chines. Mas fiquei feliz que falei em chines diversas vezes. Mudando frases, alternando verbos. Procurando entendimento. Nao consegui, mas a vitoria pessoal me colocou um sorriso honesto no rosto.
Depois da queima de fogos fomos a um bar que estava sendo inaugurado. Lin-do! Lindo, lindo mesmo. Fica no 21o andar de um predio e se chama Sky 21, A musica nao eh grande coisa - nem as dancarinas de saias de brinco de argola -, mas a vista eh fenomenal. Ficamos por um tempo e entao seguimos para um outro bar, dentro de um Cassino. Esta nao foi a minha primeira vez (ainda) dentro de um Cassino. E tb nao foi minha primeira vez naquele bar. Assim que cheguei, quis ir embora. E entao entrei no taxi.
Eu, na caipirice de cidade pequena, imaginava os Cassinos como algo incrivel, pois sao ridiculamente lindos por fora. Pessoas interesantes fumando charuto, mulheres de vestidos, chapeus, glamour. Que nada. Eram os chineses do dia que estavam la, perdendo aquilo que ganharam construindo o cassino dois meses atras. Em tres anos, Macau cresceu como nunca. Crescimento diretamente proporcional ao numero de Cassinos. Nas minhas converss por aqui, descobri que, para os locais, os Cassinos foram a perdicao. Alem de terem trazido muitos chineses pobres como operarios (e com isso, pequenos furtos), deram ainda mais poder a mafia chinesa. E os locais estao pobres e viciados. Foi uma cena triste ver um senhor, de chinelos, socando a mesa ao perder as ultimas fichas. Mas o vocalista da banda parecia o Chris Cornel. Eles tocaram ACDC e fiquei feliz. E foi ver uma Macau que eu nao conhecia.
Conheci uma mulher de Guine Bissau. A primeira da minha vida. Muito inteligente e querida.
Do Ano Novo chines, algumas curiosidades. E lixo. Acredita-se que eh o momento de varrer as casas e se livrar dos entulhos. A cidade esta tomada de carpetes velhos e cheiro de tinta nova. Muitos fogos e pedidos de protecao aos ancestrais. Eu, que sou rato, devo manter, neste ano, meus planos. As festividades terminam no dia 3 de marco - dia dos namorados na China (so porque eh o 18o dia da lua). Eu, por fim, estarei solteira, mas longe.

KUNG FAT CHOI!!!
Amanha sigo para Hong Kong e, entao, Africa do Sul. Chego em POA dia 27, em torno das 18h. Respondido.

2 comments:

FêCris said...

ooo moreninha
imagina que eu moro com dois casais... dia dos namorados? pf... O que eu vi de homens de terno, na rua ou no metro, carregando flores e pacotes vermelhos para os seus pares... e eu: impar. Troca-se umas coisas por outras.

Quanto aos bares, aqui nao tem dancarinas de sainha, como deves lembrar. Mas eu tambem nao sai no carnaval. Li uma materia ridicula sobre o carnaval do Rio num jornal daqui... levo pra Porto Alegre junto com um pequeno sentimento de indignacao.

Agora tu deves estar na Africa do Sul. Boa viagem, boa volta. Tenho certeza de que aproveitaste tudo. E em ti, bem mais que um ano a mais. Sei bem.

Beijos! Louca pra te ver, ouvir novidades. OUVIR! Num bar na cidade baixa: sem dancarinas, ao som de qualquer coisa, menos Celine Dion.

Taty said...

Oi querida.
Tenho tantas saudades de ti.
Que bom que estás voltando, mas até te dar um abraço bem apertado vou continuar pedindo pela tua proteção em minhas preces.
Se vc quiser posso ir te buscar no aeroporto. Viu só?! Vamos fazer muita festa agora que vc estará por aqui.
Bom retorno! Estou sempre torcendo por ti! Sou sua grande fã! Beeeeeeeeeijos, Taty
Ps.Muitas lambidas da Lilica