Tuesday, February 27, 2007

De Zulus e africaaners

A chegada na África do Sul foi uma sensação especial. Depois de chorar muito ao deixar a China, eu estava entrando no lugar onde sempre quis estar. E nunca foi tão doce. É uma cidade linda. Bom, não é beeem uma cidade. Ao menos não parece assim aos olhos. São grandes highways que levam a pequenas ruas, onde ficam os prédios e as pessoas. Mas, para minha tristeza, é muito difícil vê-las.
Depois do Apartheid, em 94, a situação mudou, mas ser branco ainda é uma coisa controversa. Pensava na minha pele e sentia vergonha, frustração, amargura, raiva. Não podia ir ao centro da cidade - onde as pessoas estavam -, porque não era seguro para gente como eu. Fui, então, na companhia de um negro, visitar Soweto, a maior favela do mundo. Claro, só pude ir à Soweto dos turistas. Lá, nem mesmo com negros é bom visitar. Fiquei muito frustrada, mas valeu por conhecer a casa do Mandela. Também fui ao museu que conta a história do massacre de 16 de junho de 1976, quando milhares de estudantes foram mortos, porque protestavam contra a obrigatoriedade do ensino em Africaaner nas escolas de negros, ao contrário do ensino em Inglês. Quem poderia competir assim?!
É preciso dizer uma coisa sobre negros e brancos na África do Sul: é notável a diferença. Os africanos são de uma doçura incrível. Sorriso fácil. Não porque eu sou clara - como na China. Apesar de eu ser clara. São doces. Sempre devolvem um desinteressado como vai?! com um sorriso sincero. Estive apaixonada nesses dois dias. Por todos eles.
No segundo dia, realizei um sonho: Safari. Fui a uma cidade-parque chamada Sun City. Um resort construído dentro de um vulcão há muito desativado. Lá fica o único hotel seis estrelas do mundo. As diárias são ridículas, bem como a possibilidade destes ricos circularem pelos corredores. Ficam lá, brancos, sozinhos, com suas camas macias e frigobares.
A dez minutos dali fica o parque onde fizemos o Safari. São 55 mil km² de savana. Bem do jeito que via nos meus velhos livros de geografia. Não consegui encontrar os preguiçosos felinos - o calor era demais para eles -, mas encontrei os 3 outros animais que compõem os Big Five animals da África do Sul: Bufalo, Rinoceronte, Elefante. Faltou o leão. Ah, e o leopardo. Mas vi macacos. E eles me encantam cada vez mais. Girafas, bambis, zebras. É indescritível a sensação de estar no meio deles. E, muitas vezes, sentir-se tão próximo dos mesmos...